10 dicas para estudar melhor segundo a ciência.

O grande segredo para aprender e ir bem nas avaliações (de qualquer tipo) não é só se dedicar extremamente a estudar mais, é estudar melhor e a eficiência é chave para não desacelerar o aprendizado. O site que cataloga as universidades americanas “Best Colleges” organizou diversas dicas para estudar melhor (e menos!), comprovadas pela a ciência. Confere aí…

01 – Impeça a “curva do esquecimento”

Para reter 80% de algo novo que você aprendeu, reveja o conteúdo novamente dentro de 24 horas. Depois de uma semana, você terá capacidade de reter 100% das mesmas informações após apenas 5 minutos de análise.

02 – Use material impresso

Ao ler na tela do computador os alunos precisam de mais repetição para aprender do que quando consultam apenas material impresso. Segundo um professor de psicologia da Universidade de Leicester, na Inglaterra.

03 – Crie conexões

O processo de aprendizagem contextual exige que cada aluno personalize seus próprios modelos de aprendizagem, criando conexões para relacionar e dar sentido as informações estudas.

04 – Estude quando estiver cansado

“Sleep Learning” ou “aprendizado do sono” consiste em estudar quando você está mais cansado, imediatamente antes de dormir. Isso ajuda o seu cérebro a reter concentrações mais altas de habilidades novas uma vez que o processo de consolidação da memória apresenta o seu melhor momento durante o sonho “de ondas lentas”.

05 – Não releia, relembre

Ao invés de reler, utilize o método “recordação ativa”. Feche o livro e recite tudo o que você consegue lembrar para praticar a memorização a longo prazo. Dessa forma, é possível evitar a sensação de que conhecer bem o conteúdo, mesmo quando isso não é verdade.

06 – Use o sistema Leitner

Utilize “cartões de memorização” para aprender um conteúdo com o qual está menos familiarizado pela repetição. Pegue um cartão e tente responder a pergunta. Se acerta a resposta pode guardá-lo, mas se errar volte a este cartão.

07 – Pense sobre o pensar

O metacognição, ou “pensar sobre o pensar”, é um método testado e comprovado de aprendizagem no qual devem avaliar constantemente seu nível de habilidade, progresso e monitorar o bem-estar emocional ao realizar atividades potencialmente estressantes. Retendo assim, de maneira mais consciente e efetiva o conteúdo.

08 – Varie o conteúdo

Em vez de se concentrar em apenas uma área, é melhor variar o tema estudado. Também é mais vantajoso unir campos de assuntos relacionadas ou semelhantes.

09 – Mude de cenário

Mudar de cenário pode ter uma grande impacto nas habilidades de aprendizado, visto que isso pode aumentar os níveis de retenção de informações e concentração.

10 – Assuma o papel de “professor”

Tente explicar o que você estudou para outra pessoa ou crie um “colega imaginário” para isso. Dessa forma, você ficará mais engajado e disposto a buscar métodos de recordação e organização para fazer um bom papel de “professor”.

E aí, “sacou” as dicas?

Consegue colocar elas em prática?

Não fica desesperado, vai entendendo elas aos poucos, e assim inserindo no seu dia a dia, que tudo vai dar certo. 🙂

Valeu pessoal fica ligado nas próximas dicas.


×