O que é um Curso Técnico?

É a situação mais comum no “mundo” é ficar em dúvida sobre o que fazer quando chega a hora de definir qual carreira profissional seguir. Muitas pessoas acabam optando por fazer um curso técnico na área de maior afinidade. Mas você sabe o que ele é ou qual a diferença em relação a uma faculdade, por exemplo?

E aí, sabe o que é um Curso Técnico?

Os cursos técnicos estão classificados como parte do Sistema de Ensino Brasileiro. Diferente da graduação, que tem como foco aprofundar o conhecimento em uma área, o técnico está mais direcionado no aprendizado voltado para o mercado de trabalho. 
Esses cursos estão justamente entre o Ensino Médio e o Superior, podendo ser realizados durante o colegial ou, então, complementando entre as disciplinas práticas do técnico com as regulares do Ensino Médio em um só curso. É importante afirmar que eles não valem como uma graduação, ou seja, para que você tenha um diploma do Ensino Superior é necessário completar o curso em uma faculdade ou universidade.

Tipos de Cursos Técnicos

No Brasil, existem três categorias de cursos técnicos: o curso técnico integrado, o externo (ou concomitante) e o profissionalizante (ou subsequente).
O curso técnico integrado é o que substitui parcialmente o Ensino Médio, e os alunos podem iniciar ele logo depois da conclusão do Ensino Fundamental II (antiga 8º série), com isso iniciando Ensino Médio. Ao concluí-lo o “Técnico”, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e também o diploma na formação técnica escolhida.
 
O curso técnico externo ou simultâneo é separado do Ensino Médio, mas é feito em paralelo. Esse modelo pode ser iniciado após terminar o primeiro ano do Ensino Médio, sendo esse último feito em uma instituição e o técnico em outra. Cada uma delas é a responsável por emitir o diploma, e o aluno pode fazer o técnico pela manhã e o Ensino Médio a tarde. 
E finalizando temos o Curso Técnico Profissionalizante sendo uma opção também para quem já fez todo o Ensino Médio e mesmo assim ainda quer fazer um curso técnico.
É uma excelente opção para quem quer arrumar logo um emprego e assim entrar rapidamente no Mercado de Trabalho ( mais rápido que uma faculdade ), embora tenha a vantagem de durar menos tempo, a desvantagem do curso técnico profissionalizante em relação a faculdade é que a formação é bem mais simples.

E aí quer fazer um Curso Técnico?

Se você tá afim de fazer um curso técnico e gostaria de ter um aprendizado mais direcionado no mercado de trabalho, da uma “sacada” nas bolsas de estudo disponíveis no site do Prol Educa.

×